O estoque é parte fundamental de um mercado de hortifruti, é muito importante avaliar esse setor regularmente pois, é ele que vai garantir que sua empresa esteja caminhando para um futuro de sucesso.
Como manter o estoque cheio sem perder a qualidade dos produtos? A resposta para essa pergunta é a seguinte: gestão de estoque. Essa ferramenta é utilizada para acompanhar a quantidade de produtos que seu mercado de hortifruti tem disponível a qualquer momento.
Levando para o rumo de mercado de hortifruti o controle eficiente do estoque é imprescindível pois, é ele que vai terminar a quantidade específica de cada produto que precisa ser reposto. Sendo possível dessa maneira manter o estoque do mercado cheio sem ter perda de qualidade.
Em outras palavras, o controle eficiente de estoque principalmente de mercado de hortifruti permite que você tenha a quantidade certa de estoque no lugar certo, e na hora certa.
Mercados que tem como produtos principais os hortifruti tem como desvantagem a “data de validade” produtos industrializados tendem a ter um prazo de validade estendido, no entanto, verduras, hortaliças e frutas se não forem consumidos dentro de alguns dias tendem por perder a qualidade. Os mercados de hortifruti tem essas desvantagens, ele tem que manter seu estoque cheio e ao mesmo tempo tem que apresentar uma ótima qualidade em seus produtos. Geralmente mercados que atuam nesse ramo fazem o controle de estoque diariamente, conferindo todos os produtos, assim é possível manter o estoque cheio e ao mesmo tempo atestar a qualidade dos produtos.
Além de atuarem no controle de estoque, o mercado de hortifruti tem que atuar no controle de qualidade também. Esses dois itens são fundamentais para o bom desenvolvimento do mercado, atuando nessas duas vertentes os donos de mercados irão obter o sucesso em seus negócios.
Sobre controle de qualidade e gestão de estoque
O controle de qualidade é um aspecto imprescindível do controle de estoque, isso porque sem esse controle a qualidade do produto pode ser afetado, acarretando na segurança dos consumidores finais dos produtos. É crescente a exigência dos clientes em obter produtos de qualidade, esse novo comportamento do consumidor levou os mercados de hortifruti a repensar a forma como distribuem os produtos.