Montar um restaurante é uma tarefa bastante trabalhosa. Sobretudo, no que se refere em como escolher os melhores fornecedores de restaurantes, produtos alimentícios e, principalmente, como conseguir fazer o gerenciamento desses alimentos da forma mais eficiente possível.
A boa notícia é que atualmente existem diversas formas de se montar um cardápio de um restaurante e gerenciá-lo de maneira tranquila e eficiente. Neste artigo, vamos mostrar como montar uma lista de produtos para o seu restaurante de acordo com o estilo de seu estabelecimento e com a demanda. Acompanhe!
Por que é importante um bom cardápio?
Sabemos que, independente do estilo do restaurante, seja ele à lá carte, fast food, self service, entre outros, o cardápio é o cartão de visita do estabelecimento. É por meio dele que você vai atrair e fidelizar clientes. Por isso é tão importante que os alimentos deste cardápio sejam variados e de qualidade. E um dos principais pontos para isso é ter bons fornecedores de restaurantes.
Para te ajudar nessa missão de como escolher fornecedores de restaurante, armazenar e manter a qualidade dos seus alimentos, preparamos uma lista com as principais dicas de como gerenciar alimentos para restaurante no próximo tópico.
4 dicas de como montar um cardápio a partir da escolha dos alimentos
Pode-se dizer que o bom gerenciamento dos alimentos de um restaurante é um dos principais responsáveis pelo sucesso do estabelecimento. Afinal, o gerenciamento correto evita desperdícios e gastos desnecessários. Além disso, a escolha de bons fornecedores de restaurante irá otimizar o tempo gasto durante as compras. Portanto, veja agora quatro formas práticas de gerenciar os alimentos do seu restaurante eficientemente!
1. Olho nas compras
Tão importante quanto a escolha de um bom cardápio é a maneira como a compra dos alimentos será realizada. Isso porque a compra é a grande responsável para que tudo funcione da maneira correta, sem desperdícios ou imprevistos pela falta de algum produto. Por isso, se você já tem bons parceiros como fornecedores de restaurantes, esta etapa já vai ser mais fácil. Nesse sentido, as compras devem ser minuciosamente planejadas. Para ajudar nesse planejamento, costuma-se utilizar a ficha técnica do cardápio. A ficha técnica é onde constam as informações de cada item utilizado nos pratos, considerando também a variedade semanal do cardápio oferecido.
2. Controle de estoque
Uma vez realizadas as compras, é essencial que se tenha um bom controle de estoque. Assim, você poderá saber exatamente o que precisa ou não. O controle de estoque evita comprar o que não precisa, compras em duplicidade e nem deixa que falte nada para o preparo dos pratos. Em virtude disso, recomenda-se a utilização de uma planilha de controle de estoque, onde você terá tudo anotado nos mínimos detalhes, não perdendo o controle de nada. Outrossim, estabeleça a quantidade mínima e máxima de cada produto, conforme a análise da necessidade, evitando mais uma vez desperdícios.
3. Armazenamento e transporte dos alimentos
Outro ponto que demanda bastante atenção e cuidado diz respeito ao armazenamento e transporte dos alimentos. Isso porque cada alimento demanda um cuidado específico em relação à estes quesitos. Neste ponto, saber se o seu fornecedor de restaurante possui refrigeração e armazenamento adequado dos transportes que irão levar os produtos é fundamental. Ademais, nem é preciso dizer sobre a data de validade e o armazenamento, principalmente dos produtos perecíveis. De modo que, ao armazená-los em geladeiras e armários, deve-se pensar na maior visibilidade e dar preferência aos produtos que vencem primeiro, é claro!
As embalagens dos alimentos trazem instruções de como manipular, armazenar, transportar e manter a qualidade dos mesmos durante todo o processo. Vale ressaltar que, tanto o proprietário quanto as pessoas que vão manipular os alimentos no dia a dia, devem ter atenção aos cuidados e higiene ao estabelecer contato com os produtos. Portanto, sempre que possível ofereça treinamentos relacionados aos cuidados com os alimentos à sua equipe.
4. Produção e desperdício
A maneira como os alimentos são feitos, manuseados e oferecidos, também interfere diretamente na escolha inicial de cada produto. Para entender melhor veja o exemplo: Digamos que seu restaurante seja à lá carte, com pratos muito bem servidos. Certamente, uma pessoa sozinha não consegue consumir todo o prato e vai acabar largando, desperdiçando muitas vezes mais da metade.
Para solucionar este problema, procure oferecer porções menores e surgira aos clientes que dividam o prato. Isso poderá aumentar a satisfação do cliente e diminuir a dor de cabeça com desperdícios. Com relação à produção com a equipe da cozinha, procure orientá-los a aproveitar o máximo possível dos alimentos, jogando fora apenas o que realmente não tiver como reaproveitar. Pois em alguns casos é possível aplicar o reaproveitamento de alimentos para algumas receitas. Procure se informar quanto a isso também!
Percebeu como passos simples podem ajudar numa escolha eficiente dos alimentos para o restaurante? Conte pra gente o que você já faz na hora de escolher os alimentos do seu estabelecimento!